Denise Accurso
É seu baile de debutante. Os cabelos loiros foram penteados pelo melhor cabeleireiro da pequena cidade em que vive Cristiane. A maquiagem ressalta sua beleza de boneca. O vestido branco torna tudo parecido com um conto de fadas.
O único porém é que Cristiane sabe que não poderá dançar com Ricardo. Sua família está toda ali. O pai, inspetor de polícia, está mais vigilante que nunca. Ricardo não é visto como um pretendente admissível. Ao descobrir o envolvimento dos dois, o pai fez com que Cristiane fosse uma das pessoas mais vigiadas da cidade.
Ricardo, contudo, tinha um plano para dançar com a moça. Pediu para um amigo, o mais bem-quisto pela família, tirá-la para dançar. Em seguida, outros amigos formaram uma espécie de parede, de pé entre a mesa de Cristiane e a pista de dança. O amigo entrega a debutante a Ricardo, e eles dançam.
O fato não passou despercebido da família da moça, que passa a noite ouvindo indiretas: “então a gente arruma toda bonitinha, pra depois dança com qualquer um”, e coisas assim.
Tem sido difícil. Os encontros são pelas manhãs, antes do início das aulas de Cristiane. De vez em quando contam com a ajuda de uma amiga comum, mas tudo precisa ser em segredo.
Os jovens estão apaixonados, querem ficar juntos. Tem aquela força de quem está descobrindo as belezas da vida.
Mas… O namoro não resiste a tanta vigilância, tanta oposição.
…………
Cristiane agora tem seus filhos bem criados e um casamento dissolvido. Ainda vive na mesma pequena cidade em que debutou e participa ativamente de sua vida cultural. É uma mulher moderna, conectada. Abre seu Facebook e, que surpresa! Um convite de amizade de Ricardo, de quem não tinha notícias ha muitos anos.
Ricardo foi embora não somente da cidade, mas do estado. Também tem filhos, também é divorciado. Seus olhos não são mais os mesmos do tempo em que rodopiaram no salão de baile. Lê, escrito todo em maiúsculas, a resposta a seu pedido de amizade: “NÃO ACEITO!” sente-se ultrajado. Não bastava rejeitar simplesmente? Dessa vez, quem está debutando é Ricardo, que até então nunca tinha usado redes sociais. Põe os óculos, lê melhor o que Cristiane escreveu: “NÃO ACREDITO!”. Seu pedido de amizade foi aceito.
Logo se descobrem divorciados e vem a ideia de um reencontro, para rirem um pouco das coisas do passado. Ricardo ainda tem família na cidade e avisa Cristiane da sua próxima visita.
Dessa vez, tudo acontece rapidamente e sem oposição.